Orientação Psicológica Online

O que é a orientação psicológica online?

Trata-se de uma orientação e não de uma psicoterapia.

A orientação psicológica online tem a finalidade de orientar de maneira pontual e breve, respeitando os mesmos preceitos éticos do sigilo e privacidade. Usa como recurso meios de comunicações tecnológicos como o Skype (vídeo e voz).

Tem como objetivo fornecer acolhimento e orientação para resolução de problemas e conflitos específicos de forma focada e breve para quem deseja ou necessita emagrecer.

Como funciona?

Será agendado por e-mail ou telefone um horário para o início do atendimento online (Skype). No horário acordado psicóloga e paciente devem estar conectados à internet e ao programa selecionado (Skype), nesse momento inicia-se a consulta com duração de cinquenta minutos. Em caso de e-mail, a psicóloga terá 24 horas para responder o mesmo.

Modalidade de Atendimento

Orientação individual

Este tipo de atendimento está ligado a queixa, conflito ou dificuldade mais imediata do cliente, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade. O enfrentamento de situações de conflito, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pela psicóloga e pelo paciente.

As orientações procuram obter em curto prazo uma melhora na qualidade de vida, elegendo uma queixa principal e focando o empenho na sua resolução. Esta prática exige treinamento, experiência e boa formação da psicóloga.

A orientação baseia-se no “tripé”: foco, atividade, planejamento; buscando atingir os objetivos traçados e resultados com um tempo delimitado.

Os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância são reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução CFP N.º 11/2012.

A quem se destina este serviço?

O atendimento pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseja apoio e aconselhamento para emagrecer. Neste site o serviço será prestado apenas aos adultos acima dos 18 anos de idade.

Cabe esclarecer que os psicólogos que venham atender menores de idade, necessitam da autorização dos pais ou responsáveis.

Quantidade de encontros permitidos:

São permitidos no máximo 20 encontros, pois os atendimentos mediados por computador tem como característica ser breve e focal, conforme Resolução 11/2012.

Como é realizado?

No horário agendado a psicóloga estará a sua disposição por uma hora, sendo assim, é importante manter a pontualidade pois o horário começará a contar a partir do horário que foi agendado. Os atendimentos terão a duração de cinquenta minutos e poderão ser realizados através de:

  • Skype: webcam e conversa ao vivo, com horário previamente acordado entre paciente e psicóloga;

Alerta a vulnerabilidade do sistema: 

Os serviços mediados por computador não podem ser considerados tecnicamente sigilosos e seguros. É importante que o computador a ser utilizado, seja um computador pessoal ou da residência. Não é recomendado o uso de computadores em lan house e cyber café.

No que tange a psicóloga todas as medidas necessárias para preservar o paciente e garantir o sigilo e a redução de vulnerabilidades tecnológicas são devidamente tomadas.

Sigilo

A psicóloga se compromete com o sigilo dos conteúdos discutidos, assim como o registro das sessões conforme prevê o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

O paciente poderá gravar a conversa, mas é importante que proteja seu computador com senha para que não seja exposto.